segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Fator Mordecai

Nos meus tempos de faculdade, preocupada com a ação cristã na sociedade, um mentor me orientou: "Procure exercer o fator Mordecai!". O conselho veio de Rubem Amorese, consultor parlamentar, hoje articulista da revista Ultimato e um grande pensador.

Rubem me explicou que se Mordecai não tivesse ficado de olhos e ouvidos atentos, nos portões do palácio do rei Assuero, e não fosse comprometido com tudo que é bom e correto, não teria ficado ciente de uma conspiração contra a vida do rei.

Não teria informado sua afilhada Ester, a nova rainha, que por sua vez não teria avisado o rei do perigo que corria. A informação chegou aos ouvidos do rei em tempo e sua vida foi salva.

Mais à frente, no relato encontrado no livro de Ester, Mordecai volta a ser o herói. Foi por meio de sua atuação que a rainha Ester desmascarou o plano contra o poderoso Hamã de organizar um genocídio contra o povo judeu. Mordecai ficou sabendo da trama, fez um plano, e levou a rainha a agir e todo o seu povo a orar e a se preparar para se defender. (...)

Rubem dizia que muitas vezes a pessoa bem intencionada, ocupando uma posição de poder, não tem a informação sobre a real situação do seu povo, e, portanto, pouco faz em seu favor. É necessário Mordecais, atuando em todas as estruturas de poder e na sociedade em geral conectando, interagindo e proporcionando com isto possibilidades reais de transformação. É Deus quem atua, e Ele escolhe nos usar como elos.

Mordecai era apenas um elo, um membro sem grandes poderes políticos na "ciranda do bem". Mas porque foi fiel, e fez a sua parte na hora certa, ele acabou evitando um genocídio. É um conceito muito simples, repetido em muitas histórias na Bíblia, mas que exige muita coragem e fidelidade de cada um. (...)

Deus vai continuar levantando homens e mulheres para quebrar as correntes do mal; você pode ser um Mordecai!

Elsie Gilbert
adaptado do artigo A ciranda do bem e o fator Mardoqueu da ed. 23 da revista Mãos Dadas, da qual Elsie Gilbert é editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário