quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sete verdades para os jovens em Josué 1:1-18

por Bruno Souza


Como sabemos Josué sucede Moisés na tarefa de guiar o povo até a Terra Prometida, a terra de Canaã. Eles estavam à margem leste do rio Jordão sendo Moisés já morto (v. 2), o que conclui o castigo de Deus sobre a geração que havia saído do Egito. A figura de Josué na liderança sucessora dá continuidade ao propósito inicial do Senhor em levá-los a conquistar a terra. Sim, conquistar porque havia gente morando na terra.

 Existe uma terra prometida para você, mas:
(1º) Você precisa entrar nela e para isso é necessário (2º) disposição. Note as palavras do Senhor a Josué no imperativo, “dispõe-te” (ARA) ou “levanta-te” (ARC). É como se o Senhor estivesse dizendo “está na hora, já é o tempo, vai”. E novamente, “Não fique parado a beira do Jordão enquanto diante de você está a terra que eu dou aos filhos de Israel”. O imperativo divino requer de nós ação em conformidade com a promessa o que nos leva a (3º) não perder de vista a orientação de Deus. Não podemos nos esquecer jamais que não haverá conquista se desobedecermos.

Existe uma terra prometida para você, mas:
(4º) É preciso ter confiança em Deus. Conquistar é adquirir algo pela força do trabalho e isso, invariavelmente, nos leva a observar o quanto Josué confiava em Deus, pois diante dele estava a promessa. Não erre: ser bem-sucedido não é uma mera recompensa obtida mediante a obediência, porque a promessa foi prometida antes de qualquer ato de obediência. Então (5º) seria mais exato compreender o sucesso prometido como algo que pode ser perdido devido à desobediência. Conclui-se, portanto, (6º) que a fé é a confiança baseada na promessa de Deus e tal fé resulta na obediência (v. 6, 7).

Existe uma terra prometida para você, mas:
(1º) Se você não age, (2º) não se dispõe, (3º) se perdeu de vista a orientação do Senhor, (4º) não confia na presença ativa de Deus, (5º) está confuso em relação ao sucesso do empreendimento e (6º) não crê na promessa, certamente você ainda está sentado a beira do Jordão.

E qual seria a sétima verdade que podemos aprender nessa lição? Não poderia ser outra senão uma verdade que nos encoraja a prosseguir quando desafiados a conquistar a terra de gigantes. A (7º) verdade é esta: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

A obra é desafiadora, mas o Senhor guia os nossos passos. Creia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário