quarta-feira, 21 de março de 2012

A Missão da Igreja: a missão de Cristo

"Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo" (Mt 4:23) 


por  Bruno Souza


 Quando o assunto é evangelismo estou certo de que o entendimento completo da missão da Igreja dependerá da forma como olhamos o mundo a nossa volta e nossa compreensão da missão do Filho (Jo 20:21). Isto por conta de duas visões extremas:

(1) Visão "tradicional": Missão = Evangelismo
(a) o mundo é um prédio em chamas
(b) Jesus vem a qualquer momento
(c) tarefa da igreja: operação resgate, antes que seja tarde de mais
(d) modelo de relacionamento: Deus-Igreja-Mundo.

(2) Visão Ecumênica: Missão = estabelecimento da Paz
(a) a sociedade foi atingida pelo pecado
(b) Jesus veio trazer renovação social
(c) tarefa da igreja: servir as necessidades sociológicas
(d) modelo de relacionamento: Deus-mundo-igreja.

Ambas apresentam-se como caixas estanques que acabam por sacrificar o caráter tanto salvador quanto renovador dos relacionamentos humanos no mundo. A missão da igreja, dessa forma, é representada unilateralmente: ou pelo evangelismo da visão pessimista do mundo que não vê razões para tentar mudar a estrutura da sociedade condenada e perto de seu fim; ou em termos de ação social para o estabelecimento do bem estar humano onde a  igreja é instrumento desta renovação politica e social. A síntese bíblica é ferramenta indispensável nesta relação polarizada.

(3) Visão Bíblica: Missão = evangelismo + ação social
(a) a missão surge primariamente da natureza de Deus e não da natureza da igreja
(b) Deus é o Senhor que envia
-enviou Abraão (Gn 12: 1-3)
-enviou José (Gn 45: 4-8)
-enviou os profetas
-enviou o Filho (Gl 4:4)
-enviou o Espírito santo (At 2:33)
-enviou os discípulos
(c) a Missão é tanto evangelística quanto de responsabilidade social.

Segue que não apenas uma forma de interpretação e seu conjunto de interesses deve prevalecer, antes, tanto a interpretação vertical do evangelho (interessada na ação salvadora de Deus na vida de indivíduos) quanto a horizontal (cujo interesse são os relacionamentos humanos no mundo) perfaz a totalidade a missão do Filho que agora envia a igreja para dar continuidade ao seu serviço. A Grande Comissão aliada ao Grande Mandamento representa a síntese bíblica perfeita entre a ação de proclamar as virtudes do reino de Deus e a ação social de alimentar as bocas famintas, lavar os pés sujos, confortar os abatidos, enxugar as lágrimas dos que choram.

Jesus tanto pregava quanto ensinava e da mesma forma curava, evidências que é chegado o reino dos céus. Não foi diferente com seus discípulos comissionados e também assim não o é conosco. A missão da igreja é a missão de Jesus em seu aspecto realizável de servir.
Conclusão:
(1) A nossa compreensão da missão da igreja deve ser deduzida da nossa compreensão da missão do Filho (Jo 20:21). Assim é que certamente vamos fazer parar o pêndulo que oscila entre duas visões opostas acerca do modelo de relacionamento entre Deus, o mundo e a igreja.
(2) O ministério de Jesus tanto nos demonstra que o ensino e a pregação são aspectos importantes  na missão da igreja, quanto nos direciona frente às necessidades materiais dos menos favorecidos: sejam eles os de fora ou os domésticos da fé (Gl 6:10). 
(3) Ele não apenas nos deu a ordem para ir e proclamar o evangelho (Mt 28:19-20; Mc 16:15; Lc 24:47; At 1:8) limitando, assim, a missão da igreja ao papel de pregar, converter e ensinar, apenas. 
(4) A correta compreensão da missão do Filho poderá nos ajudar a quebrar de vez com a velha visão tradicional e nos servir de base contra a nova visão ecumênica de renovação social somente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário