sábado, 20 de fevereiro de 2010

Esporte Feminino Escolhido: UNO

Atenção meninas! A nossa enquete foi encerrada na sexta-feira (12/02), e com 43% dos votos, o jogo escolhido para o nosso Torneio no Encontro Sinodal foi o UNO. As regras que serão usadas no nosso torneio estão na sequencia do post, leia com atenção e comece a aplicá-las. Se você ainda não conhece o jogo, procure se informar e comece a jogar com a sua UMP, ele é bem fácil e se começarem a jogar agora, no encontro já serão ótimas competidoras!

REGULAMENTO DO UNO
1. Cada equipe deverá ser formada por 3 pessoas
2. A rodada será composta por 3 equipes (9 pessoas)
3. A equipe que ganhar a rodada está classificada para a próxima etapa

REGRAS DO JOGO
1. Para decidir quem começa, cada jogador recebe uma carta do baralho. Aquele que receber a maior carta, começa o jogo
2. Cada jogador receberá 5 cartas
3. Vencerá o jogo o primeiro jogador que ficar sem nenhuma carta na mão
4. O baralho possui 108 cartas, sendo:

  • 19 cartas azuis - 0 à 9
  • 19 cartas vermelhas - 0 à 9
  • 19 cartas verdes - 0 à 9
  • 19 cartas amarelas - 0 à 9
  • 8 cartas 'Cava duas cartas' - duas de cada cor
  • 8 cartas 'Salta' - duas de cada cor
  • 8 cartas 'Inverte' - duas de cada cor
  • 4 cartas 'Muda de cor'
  • 4 cartas 'Muda de cor e Cava 4 cartas'

5. Cada jogador deve jogar uma carta que seja da mesma cor, que tenha o mesmo símbolo/número da carta virada na pilha de descarte ou uma carta de ação do tipo 'Muda de cor'/'Muda de cor e cava 4 cartas'.

6. Se o jogador não tiver nenhuma carta que satisfaça a jogada, deverá cavar uma carta, se a carta for jogável, ele poderá optar por joga-la ou coloca-la em sua mão.

7. Caso jogador possua uma carta exatamente igual (mesma cor e mesmo símbolo) à que está na mesa, ele poderá cortar a jogada.

8. Quando o jogador ficar com apenas uma carta, ele deverá falar 'UNO'. Caso ele não fale e outro jogador note, então aquele jogador deverá cavar duas cartas.

9. Se o jogador possuir em sua mão duas cartas identicas, poderá joga-las de uma só vez.

10. As cartas de ação modificam essa ordem natural e devem ser usadas estrategicamente.

CARTAS DE AÇÃO

1. 'Cava duas cartas' - O próximo jogador deve cavar duas cartas e perde a sua vez. A regra é cumulativa, ou seja, caso o jogador que foi afetado tenha outra carta 'Cada duas cartas', ele pode jogá-la e o jogador seguinte a ele deverá cavar quatro cartas e assim por diante.

2. 'Salta' - O próximo jogador perde a sua vez

3. 'Inverte' - a ordem do jogo é invertida de horária para anti-horária e vice-versa

4. 'Muda de cor' - O jogador escolhe uma cor e o próximo a jogar deverá jogar uma carta da cor escolhida

5. 'Muda de cor e Cava quatro' - Parecida com a 'Muda de cor', só que o próximo jogador deverá cavar 4 cartas e perde sua vez. Essa carta é superior a todas as outras e pode ser usada em qualquer situação (menos quando o jogador perde sua vez através da carta salta).

6. 'Zero' - o jogador pode optar por trocar de jogo com alguém da mesa

7. 'Sete' - Quando o sete for jogado, os jogadores devem permanecer a rodada inteira em silêncio, o jogador que falar cavará duas cartas como punição.

8. 'Nove' - Quando o nove for jogado, todos os participantes devem colocar a mão sobre a carta, o último a colocar cavará duas cartas como punição.

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